CONVIDADOS
Maria Amélia Almeida
Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial - George Peabody College for Teachers (1980 - USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela University of Georgia (2002). É professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial e do curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial durante os períodos de: 10/2002 a 10/2004; 10/2004 a 10/2006; 10/2006 a 04/2008. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2008 a dezembro/2009. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2004-dezembro/2005 e janeiro/2006-dezembro/2007. Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa, ensino e consultoria colaborativa.
Delton Felipe
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná com estágio de doutoramento junto ao Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro- Portugal. Mestre em Educação e Graduado em História e Pedagogia. Pós-Doutor em História, na linha de Fronteiras, Populações e Bens cultuais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC/ UNESPAR - Campo Mourão e do Núcleo de Estudo Interdisciplinar Afro-Brasileiro da Universidade Estadual de Maringá-Paraná, com pesquisas relacionadas ao uso das mídias para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Com atuação docente em História e Cultura Afro-brasileira; História do Brasil; Metodologia do Ensino de História e História da África.
Débora Dainez
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), com apoio CNPq. Doutora em Educação na área Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), com apoio FAPESP. Realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), no período de 2014 a 2016, com apoio FAPESP, e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP), no período de 2018 a 2019, com apoio CAPES. Atualmente é Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (UFSCar-So), junto ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Linha "Teorias e Fundamentos da Educação Escolar e Não Escolar". Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Educação (2024-2026). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial UFSCar-So (NEPEDE-EEs) e integrante do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) da FE-UNICAMP. Integra o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2024-2025). É editora assistente do Cadernos Cedes (CEDES) e editora de seção do Periódico Horizontes. Tem participado na realização de projetos de investigação relacionado aos seguintes temas: Educação Especial e inclusiva, trajetórias e processos de escolarização de pessoas com deficiência, políticas públicas, direitos humanos e práticas institucionais, linguagem, teorias e fundamentos da educação com ênfase na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano.
Rosangela Pietro
Graduada em Pedagogia, com habilitações em Educação do Deficiente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e em Administração Escolar pela Universidade de Guarulhos (1987); graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1994); mestre em Educação Especial (Educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1990); doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com atuação em ensino, pesquisa e extensão sobre políticas públicas de educação especial com orientação inclusiva; está designada como assessora da Pró-reitoria de Graduação da USP, desde 2022; é integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, com início em 2019 e integra a Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (CNEEPEI), a contar de 2023; é vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) na gestão 2024-2025; é líder do Grupo de pesquisa CNPq Políticas de educação especial criado em 2002; foi chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2009-2012); foi presidenta da Comissão de Graduação (2018-2022); atuou como representante da USP no GT Formação de Professores para novas gerações da Coordenação de Ensino Superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do estado de São Paulo; coordenou a Linha temática de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Feusp (2004-2013) e foi vice coordenadora (2013-2014); foi coordenadora do Grupo de Trabalho Educação Especial da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação (Anped) no período de 2013 a 2015 e vice coordenadora (2005-2006; 2012) e compôs o Comitê Científico (2015-2017); foi membro da Comissão editorial da Revista Educação Pesquisa (2013-2016) e editora chefe (2016-2018); coordenou a Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial - Rede Fineesp (2019-2023); foi coordenadora do Conselho fiscal da ABPEE (2022-2024).
Megg Rayara Gomes De Oliveira
Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação e Ações Afirmativas no Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná ; mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Paraná. Está coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) desde 2019; foi coordenadora de Políticas Afirmativas na Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD); está coordenadora da Comissão de Políticas Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Educação desde 2020; Esteve na chefia do Departamento de Planejamento e Administração Escolar no Setor de Educação de dezembro de 2023 a outubro de 2024. Foi coordenadora dos Consórcios de NEABs e NEABIs da Região Sul, gestão 2019/2021. Está Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Equidade desde dezembro de 2024. Discute os seguintes temas: Relações raciais, Arte Africana, Arte Afro-brasileira, gênero e diversidade sexual. Em junho de 2018 foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná para representar o referido programa ao prêmio CAPES de melhor tese de 2017.
Klaus Schlünzen Junior
Coordenador geral do Programa de Mestrado Profissional em rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Coordenador de Rede de Pesquisa Internacional RPI/CAPES/Print/Unesp intitulada Integrated Network for Education and Inclusive Formative Processes. Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ/CNPq. Participa como consultor ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES, CGEE, entre outras agências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Tecnologias na Educação, Educação digital e híbrida
Patrícia Braun
Graduada em Pedagogia Habilitação Educação Especial - DM pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), especialista em Psicopedagogia, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), mestre (2004) e doutora (2012) em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Atua como Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) como professora e chefe do Departamento do Atendimento Educacional Especializado (DAEE), professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB). É pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa ?Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE)?, registrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase sobre formação de professores e os processos de escolarização, ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual e autismo.