Discente: Tatiane Porto Macêdo
Data de Defesa: 26/03/2025 Link da Dissertação: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DO MULTILINGUISMO AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO ESCOLAR DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI Link do Recurso Educacional: INCLUSÃO NA FRONTEIRA: quais são as possibilidades estratégicas, considerando o público-alvo da educação especial em um contexto escolar multicultural e multilíngue? |
Discente: Reinaldo dos Santos Marques Filho
Data de Defesa: 26/05/2025 Link da Dissertação: ENSINO DE TEATRO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM OLHAR CRÍTICO PARA O LIVRO DIDÁTICO DE ARTE Link do Recurso Educacional: CENÁRIOS INCLUSIVOS: EXPLORANDO O TEATRO E A TECNOLOGIA ASSISTIVA |
Discente: Poliana Zacarias Verdiano
Data de Defesa: 16/06/2025 Link da Dissertação: UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM TURMAS MULTISSERIADAS: DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DE ESCOLAS DO CAMPO E DAS ÁGUAS Link do Recurso Educacional: RECURSO EDUCACIONAL ENTRE JOGOS E SABERES: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DO CAMPO E DAS ÁGUAS EM TURMAS MULTISSERIADAS |
Discente: Marta Graziela Rosa
Data de Defesa: 06/05/2025 Link da Dissertação: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UNIÃO DA VITÓRIA – PR Link do Recurso Educacional: “FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A INCLUSÃO: UMA PROPOSTA COLABORATIVA” Guia de Acesso e Uso |
Discente: Marja Maria Faustino Schmidt
Data de Defesa: 14/05/2025 Link da Dissertação: INCLUSÃO E TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA ENTRE AS ETAPAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATITUDES SOCIAIS DOS DOCENTES EM ANÁLISE Link do Recurso Educacional: Superando as barreiras atitudinais da transição entre as etapas do ensino fundamental |
Discente: Mariane Heloisa Kuch
Data de Defesa: 28/05/2025 Link da Dissertação: DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: POSSIBILIDADES PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS Link do Recurso Educacional: DUA na Formação Docente: uma perspectiva inclusiva |
Discente: Gislaine Aparecida De Castro
Data de Defesa: 28/05/2025 Link da Dissertação: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Link do Recurso Educacional: Formação Continuada: Inclusão de Crianças com TEA na Educação Infantil |
Discente: Edna Ribeiro Bellini
Data de Defesa: 29/04/2025 Link da Dissertação: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO Link do Recurso Educacional: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: SABERES NECESSÁRIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE |
Discente: ANDREIA MAUREN CORRÊA
Data de Defesa: 06/05/2025 Link da Dissertação: O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO DA SUPERVISORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – PR Link do Recurso Educacional: EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA GESTÃO COLABORATIVA |
Discente: ANDREA GONÇALVES MOTA
Data de Defesa: 13/03/2025 Link da Dissertação: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: OS JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES EM EDUCANDOS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL Link do Recurso Educacional: JOPSI - JOGOS PSICOPEDAGÓGICOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL |
Discente: André Luiz Montanheiro Rocha
Data de Defesa: 25/04/2025 Link da Dissertação: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUSTENTABILIDADE: A DIVERSIDADE NA ESCOLA Link do Recurso Educacional: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: sustentabilidade e inclusão |
Discente: ALENTICE ARCELES DA SILVA
Data de Defesa: 21/04/2025 Link da Dissertação: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS FARÓIS MÓVEIS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Link do Recurso Educacional: TRANSFORMANDO O APRENDIZADO: o impacto dos Faróis Móveis da Prefeitura Municipal de Curitiba |
Discente: ADRIANA ALVES DA SILVA
Data de Defesa: 24//04/2025 Link da Dissertação: RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Link do Recurso Educacional: Autismo e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: um guia de ensino para educadores |
Discente: IVONE DE ALMEIDA DIAS
Data de Defesa: 14/05/2025 Link da Dissertação: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Link do Recurso Educacional: Práticas de Enriquecimento Curricular: sugestões de atividades |