A práxis na educação inclusiva e na educação especial |
Avaliação de pessoa com deficiência intelectual |
Braille: código tátil de leitura e escrita |
Contextualização e conceito da deficiência auditiva/surdez |
Contextualização e conceito da deficiência física |
Contextualização e conceito das altas habilidades/superdotação |
Contextualização e conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento |
Contextualização e conceito da deficiência intelectual |
Deficiência e acesso ao ensino universitário |
Deficiência visual: conhecimento necessário para a prática pedagógica |
Desenvolvimento e aprendizagem da Libras (língua brasileira de sinais) |
Desenvolvimento humano, sexualidade e família |
Diversidade e cultura inclusiva |
Design educacional: conceitos e estratégias para o desenvolvimento de cursos e recursos educacionais |
Ensino, aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência |
Ensino Colaborativo no apoio a inclusão educacional |
Educação inclusiva e igualdade de gênero |
Educação, Trabalho e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência |
Escolarização do estudante com altas habilidades/superdotação |
Escola pública, diversidade e prática pedagógica |
Estudos avançados sobre a surdez e a educação das pessoas surdas |
Gestão democrática e projeto pedagógico |
Ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior |
Legislação, ética e trabalho docente |
Linguística aplicada: formação de professores e educação inclusiva |
Metodologia da pesquisa II – produto educacional |
Metodologias de ensino colaborativas, acolhimento e cuidado na educação inclusiva |
Plano de ensino individualizado e ensino colaborativo nas diferentes áreas da Educação Especial |
Políticas públicas: Educação Especial e Inclusiva |
Sorobã |
SEDEXC(Seminário de Dissertação e extensão curricular) |
Técnicas de revisão de literatura e pesquisa em bases de dados de excelência |
Tecnologia Assistiva: estratégias e recursos |
Tópicos especiais: comunicação alternativa nos TGD |
Tópicos específicos: acessibilidade e desenho universal |