- PALESTRANTES -
Prof Dr Gustavo Martins Piccolo
Pós-doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutor em Educação Especial pela UFSCar), Mestre em Educação pela UFSCar; Especialista em Educação Física pela UNICAMP; Graduado e Bacharel em Educação Física pela UFSCar; graduado em PEDAGOGIA pela Uninove. Professor do Centro Universitário de Araraquara e palestrante em temáticas como Sociologia da educação; Sociologia; Educação Física; Educação Especial, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica. Autor de diversos artigos publicados em periódicos científicos e do livro Por um pensar sociológico sobre a deficiência.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus de Marabá (2003)
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Mestra e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Docente do Ensino Público Municipal e no Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará - UFPA e pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa. Foi Técnica Pedagógica da Universidade Federal do Pará - UFPA e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifespa/Marabá. Professora Adjunta da área de Educação Especial da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa/Marabá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa/Marabá, com orientações na área de inclusão, formação de professores e o ensino inclusivo em Ciências e Matemática. Professora do Programa de Mestrado Profissional de História em Rede da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa/Marabá, com orientações em pesquisas na área do ensino de História inclusivo. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI em Rede Nacional. Foi Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – NAIA/Unifesspa. Vice-Reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa. Integrante da Comissão Assessoramento em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica, como especialista consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP
Profa Dra Lucélia Cardoso Cavalcante
Prof Dr Klaus Schlünzen Junior
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona como becário da Fundación Carolina (2009). É Professor Titular do Departamento de Estatística, do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, coordenador geral do Programa de Mestrado Profissional em rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Coordenador de Rede de Pesquisa Internacional RPI/CAPES/Print/Unesp intitulada Integrated Network for Education and Inclusive Formative Processes. Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ/CNPq. Participa como consultor ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES, CGEE, entre outras agências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Tecnologias na Educação, Educação digital e híbrida.
Licenciada em Educação Especial-UFSM/RS e Pedagogia (FIC/RS). Especialista em Neurociência na Educação (CBI of Miami), Mestra em Educação (UFSM/RS), Doutora em Educação (USP/SP), Pós-doutora em Educação (UFRJ). Professora Titular da UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do NAPNE - Nucleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (2006-2021); Coordenadora da CEPIGRAD - Coordenação de Estudos e Politicas Inclusivas na Graduação ( 2010- 2018); Coordenadora da CID - Coordenadoria de Inclusão e Diversidade da UFPR ( 2018-2021.) Editora Chefe da Revista do Conselho Brasileiro de Superdotação - ConBraSD (2018-2022). Presidente da Comissão Científica do ConBraSD( (2018-2022). Editora-Associada da Educar em Revista. Coordenadora do LAPEAHS (Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Inclusiva/ Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano. Membro do Comité Académico Accesibilidad y Discapacidad de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica/ INEP. Fundadora e pesquisadora da Rede Latino-americana de Inclusão Docente (RELIDO). Pesquisadora do Phoenix International Research Group.