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CRONOGRAMA

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Submissão de trabalhos - 26/07 a 20/08


Devolutiva da Comissão Científica - Até 15/09


Ressubmissão dos textos pela autoria (quando necessário) - 16/09 a 20/09


Divulgação dos trabalhos aprovados - 28/09




EIXOS TEMÁTICOS


Os trabalhos em formato de RESUMO EXPANDIDO deverão ser submetidos COM A INDICAÇÃO DE  um dos três eixos temáticos. Os textos aprovados  serão publicados nos Anais do Evento


Eixo 1: Práticas e processos formativos

Eixo 2: Tecnologias e Tecnologias Assistivas no Processo de Ensino e Aprendizagem

Eixo 3: Educação Especial e Educação Inclusiva: perspectivas históricas e políticas.

Modalidades:

·        Relato de experiências
·        Pesquisa em andamento
·        Pesquisa concluída


Relato de experiências: Trata-se de um texto que apresenta a temática, o objetivo e o foco central do relato, relacionado à prática experienciada em sala de aula. Devem ser
descritos os procedimentos adotados para o registro, bem como indicações sobre a relação da temática com os achados na literatura. Portanto, é essencial incluir teóricos
para dialogar com a experiência relatada. Importa descrever e indicar os métodos utilizados para a realização da experiência e as etapas desenvolvidas.


Pesquisa em andamento: Trata-se de um texto que apresenta a temática, o objetivo e o foco central do texto, indicando a pesquisa em andamento e seu vínculo. Devem ser
indicados os fundamentos teóricos centrais que embasarão as discussões, além dos achados provisórios na literatura e das contribuições ao campo da investigação. Por fim, deve apresentar perspectivas e indicativos esperados.


Pesquisa concluída: Trata-se de um texto que apresenta a temática, o objetivo e o foco central do texto, indicando a pesquisa concluída e seu vínculo. Devem ser indicados os fundamentos teóricos centrais que embasaram as discussões, os achados na literatura e as contribuições ao campo da investigação. Por fim, deve apresentar os  resultados e as indicações para futuras pesquisas.



ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TEXTO


·  A submissão, via formulário, deverá ser realizada somente por um dos autores, o qual deverá anexar o trabalho. (NO FORMS SUBMISSÃO DE TRABALHOS)


·  A inscrição é obrigatória para todos os autores, sendo que receberão certificados de participação, de apresentação do trabalho e publicação do trabalho nos Anais do evento.


·  Cada inscrição permite enviar até três trabalhos como primeiro autor. O número de trabalhos como coautor é ilimitado.


·  Somente serão aceitos trabalhos com até três autores, mais o orientador


·  Os arquivos deverão ser enviados no editor de texto Word (.doc ou .docx) via formulário google forms


Modo de Apresentação


VER TEMPLATE PPT (Será disponibilizado)


MODALIDADE PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL

Condições para a apresentação de trabalho:


Trabalhos aprovados pela Comissão Científica.


Comunicação Oral


Forma: Apresentação oral


Tempo de apresentação: até 10 minutos no formato roda e apresentação em PPT
(TEMPLATE PPT)


Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o
resultado final das submissões de trabalho.




ORIENTAÇÕES GERAIS


Declaração de direito autoral: Ao submeter um artigo para o evento, o(s) autor(es) concordam com os seguintes termos: a) O(os) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação dos textos nos anais do evento e em revistas científicas (indicadas para a publicação) e dos vídeos no canal do evento, implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento. b) As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(os) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões dos organizadores do Evento. c) Após a primeira publicação, o(os) autor(es) têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes do evento, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que respeitada a licença vigente no momento da publicação inicial e feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. d) O(os) autor(es) de um artigo já publicado têm permissão e é(são) estimulado(s) a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.


Ética na pesquisa: Quando envolver seres humanos (entrevistas, experimentações etc.) é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Exceto nos casos em que haja permissão para a identificação, é preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.


Ações para evitar o plágio: Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis.


Não se permite o uso de IA para produção textual, sobretudo a científica. Os autores que usam IA generativa e tecnologia assistida por IA no processo de escrita, devem ser usadas apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho já escrito.


Conflitos de interesse: Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual os autores eventualmente estejam vinculados ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado nele apresentado.


Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica e seus resultados: a) O parecer do Comitê Científico pode aceitar o trabalho, recusar ou aceitar com correções e envio novamente dentro do prazo estipulado. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão e normas de formatação. Os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical e atender às normas da ABNT. O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado na página do evento.


Os Critérios de avaliação do Comitê Científico são: a) Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema. b) Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção de novos conhecimentos para as linhas indicadas no evento. c) Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico. d) Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas. e) Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.


Certificado: Os trabalhos apresentados em comunicações orais ou pôsteres (presencial ou em vídeo) terão direito ao certificado. No certificado constará o nome de todos os autores que forem cadastrados no formulário online de submissão do arquivo. O autor que submeteu o resumo será o responsável por fornecer/enviar este arquivo aos demais autores do trabalho. Não serão feitas correções nos nomes de autores, troca do apresentador da comunicação ou título do trabalho no certificado, após a submissão. Os certificados serão disponibilizados online, após a realização do evento.

COMISSÃO CIENTIFÍCA

- Profa. Dra. Eromi Izabel Hummel  (UNESPAR)
- Prof.   Dr. Ricardo Desidério da Silva (UNESPAR)
- Profa. Dra. Andreia Nakamura Bondezan (UNESPAR)
- Profa. Dra. Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco (UDESC)
- Profa. Dra. Susana Cristina Domenech (UDESC)
- Profa. Dra. Eliane Paganini da Silva  (UNESPAR)
- Profa. Dra Franciele Clara Peloso (UTFPR)
- Profa. Dra Mariana Dezinho  (UFGD)
-  Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo  (UNIFESSPA)
- Profa. Dra. Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz - (UFBA)
- Prof. Dr. Klaus Schulunzen Jr. (UNESP)