CRONOGRAMA
Submissão de trabalhos - 26/07 a 20/08
Devolutiva da Comissão Científica - Até 15/09
Ressubmissão dos textos pela autoria (quando necessário) - 16/09 a 20/09
Divulgação dos trabalhos aprovados - 28/09
EIXOS TEMÁTICOS
Os trabalhos em formato de RESUMO EXPANDIDO deverão ser submetidos COM A INDICAÇÃO DE um dos três eixos temáticos. Os textos aprovados serão publicados nos Anais do Evento
Eixo 1: Práticas e processos formativos
Eixo 2: Tecnologias e Tecnologias Assistivas no Processo de Ensino e Aprendizagem
Eixo 3: Educação Especial e Educação Inclusiva: perspectivas históricas e políticas.
Modalidades:
· Relato de experiências
· Pesquisa em andamento
· Pesquisa concluída
Relato de experiências: Trata-se de um texto que apresenta a temática, o objetivo e o foco central do relato, relacionado à prática experienciada em sala de aula. Devem ser
descritos os procedimentos adotados para o registro, bem como indicações sobre a relação da temática com os achados na literatura. Portanto, é essencial incluir teóricos
para dialogar com a experiência relatada. Importa descrever e indicar os métodos utilizados para a realização da experiência e as etapas desenvolvidas.
Pesquisa em andamento: Trata-se de um texto que apresenta a temática, o objetivo e o foco central do texto, indicando a pesquisa em andamento e seu vínculo. Devem ser
indicados os fundamentos teóricos centrais que embasarão as discussões, além dos achados provisórios na literatura e das contribuições ao campo da investigação. Por fim, deve apresentar perspectivas e indicativos esperados.
Pesquisa concluída: Trata-se de um texto que apresenta a temática, o objetivo e o foco central do texto, indicando a pesquisa concluída e seu vínculo. Devem ser indicados os fundamentos teóricos centrais que embasaram as discussões, os achados na literatura e as contribuições ao campo da investigação. Por fim, deve apresentar os resultados e as indicações para futuras pesquisas.
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TEXTO
· A submissão, via formulário, deverá ser realizada somente por um dos autores, o qual deverá anexar o trabalho. (NO FORMS SUBMISSÃO DE TRABALHOS)
· A inscrição é obrigatória para todos os autores, sendo que receberão certificados de participação, de apresentação do trabalho e publicação do trabalho nos Anais do evento.
· Cada inscrição permite enviar até três trabalhos como primeiro autor. O número de trabalhos como coautor é ilimitado.
· Somente serão aceitos trabalhos com até três autores, mais o orientador
· Os arquivos deverão ser enviados no editor de texto Word (.doc ou .docx) via formulário google forms
Modo de Apresentação
VER TEMPLATE PPT (Será disponibilizado)
MODALIDADE PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL
Condições para a apresentação de trabalho:
Trabalhos aprovados pela Comissão Científica.
Comunicação Oral
Forma: Apresentação oral
Tempo de apresentação: até 10 minutos no formato roda e apresentação em PPT
(TEMPLATE PPT)
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o
resultado final das submissões de trabalho.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Declaração de direito autoral: Ao submeter um artigo para o evento, o(s) autor(es) concordam com os seguintes termos: a) O(os) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação dos textos nos anais do evento e em revistas científicas (indicadas para a publicação) e dos vídeos no canal do evento, implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento. b) As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do(os) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões dos organizadores do Evento. c) Após a primeira publicação, o(os) autor(es) têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes do evento, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que respeitada a licença vigente no momento da publicação inicial e feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. d) O(os) autor(es) de um artigo já publicado têm permissão e é(são) estimulado(s) a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Ética na pesquisa: Quando envolver seres humanos (entrevistas, experimentações etc.) é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Exceto nos casos em que haja permissão para a identificação, é preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.
Ações para evitar o plágio: Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis.
Não se permite o uso de IA para produção textual, sobretudo a científica. Os autores que usam IA generativa e tecnologia assistida por IA no processo de escrita, devem ser usadas apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho já escrito.
Conflitos de interesse: Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual os autores eventualmente estejam vinculados ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado nele apresentado.
Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica e seus resultados: a) O parecer do Comitê Científico pode aceitar o trabalho, recusar ou aceitar com correções e envio novamente dentro do prazo estipulado. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a estrita observância das condições de submissão e normas de formatação. Os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical e atender às normas da ABNT. O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado na página do evento.
Os Critérios de avaliação do Comitê Científico são: a) Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema. b) Relevância da contribuição à política, à gestão, e à construção de novos conhecimentos para as linhas indicadas no evento. c) Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico. d) Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas. e) Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
Certificado: Os trabalhos apresentados em comunicações orais ou pôsteres (presencial ou em vídeo) terão direito ao certificado. No certificado constará o nome de todos os autores que forem cadastrados no formulário online de submissão do arquivo. O autor que submeteu o resumo será o responsável por fornecer/enviar este arquivo aos demais autores do trabalho. Não serão feitas correções nos nomes de autores, troca do apresentador da comunicação ou título do trabalho no certificado, após a submissão. Os certificados serão disponibilizados online, após a realização do evento.